Como desentupir Uma Pia de Cozinha

Desentupir a pia da cozinha é um procedimento simples mas depende, especificamente, do local entupido e do tipo de resíduo que impede a passagem da água.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Limpeza

Uma situação muito comum na vida das donas de casa são os entupimentos, e na maioria dos casos eles acontecem na pia da cozinha, correto? Isto acontece porque é na pia da cozinha que mais ocorrem as manipulações de materiais como restos de alimentos, resíduos de gordura, cascas e folhas de verduras, além de cereais e sementes que normalmente preparamos e manuseamos no local. Devido a grande rotatividade e utilização da pia, os entupimentos não são difíceis de surgir, e você saberá que sua pia entupiu sempre que notar uma lentidão no escoamento da água além da verificação de mau cheiro. Portanto, saber como desentupir a pia da cozinha torna-se imprescindível para a limpeza da sua casa.

Como desentupir a pia da cozinha

O desentupimento da pia da cozinha é muito simples, e pode ser feito por qualquer pessoa. É importante lembrar que existem alguns tipos de entupimentos, causados por motivos diversos, e para cada um deles deverá ser utilizada um procedimento, por exemplo, quando o motivo do entupimento se der por acúmulo de sujeira no sifão deverá ser realizada a limpeza da peça para que o problema seja solucionado, já se o entupimento se der por acúmulo de gordura nos canos o procedimento deverá ser outro.

Como desentupir a pia da cozinha

Limpando o sifão

Primeiramente, coloque um balde debaixo do sifão de sua pia, e retire a parte removível dele. Quando fizer isto, a água que estava armazenada no sifão será jogada no balde, e você poderá visualizar toda a sujeira que estava presente no sifão obstruindo a passagem de água. Retire então toda a sujeira acumulada no sifão e encaixe-o novamente. Pronto, você notará ao abrir a torneira que água escoará tranquilamente pela pia e o entupimento estará resolvido.

Desobstruindo os canos

O procedimento de desobstrução dos canos é muito simples e para realizá-lo você precisará preparar algumas soluções caseiras ou utilizar produtos que auxiliam na eliminação de resíduos presentes no cano. Lembrando que, primeiramente, para desobstruir os canos é necessário retirar, antes de tudo, toda a água que por ventura esteja acumulada na pia com o auxilio de um balde. Feito isso, é só despejar as soluções caseiras diretamente no ralo. A primeira mistura pode ser meio copo de bicarbonato de sódio completado com vinagre, após preparar a solução, despeje-a na pia e aguarde alguns minutos. A água fervente com sabão é uma ótima pedida para os casos de acúmulo de gordura no encanamento e pode resolver o problema também. Outra dica é despejar certa quantidade de Coca-Cola no ralo, pois se acredita que o ácido fosfórico presente na bebida auxilia a limpeza dos canos.

Para mais dicas, assista este vídeo:

  • Paulo Roberto Grotta disse:

    Prezados Srs. Boa Tarde e Graça e Paz. Gostei muito do video postado, de como desentupir uma pia. Vou fazer o processo conforme a sua recomendação, para que eu possa dar a minha avaliação. Espero ter sucesso. Obrigado e um grande abraço.

  • >