Como Tirar o Cheiro de Peixe das Suas Mãos

Veja dicas práticas e simples para eliminar o cheiro de peixe das suas mãos após prepará-lo

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Limpeza

O peixe é um alimento que, além de fazer bem à saúde, costuma ser uma delícia seja assado, frito ou cozido. O problema dele é o seu mau cheiro quando ainda está cru durante a sua preparação. O cheiro impregna na mão e não fica nada agradável, e parece que não existe sabonete que tire. Algumas dicas e truques ajudam a remover o cheiro de peixe ou ao menos aliviar o odor de peixe das suas mãos.

Como Tirar o Cheiro de Peixe das suas Mãos

Existem algumas opções com produtos caseiros ou não para tirar o mau cheiro, veja qual gosta mais. O limão é o mais utilizado, corte ele em fatias e esprema nas mãos depois de manusear o peixe. Esfregue as mãos e depois passe água corrente.

Água sanitária é outra opção, passe na mãos e esfregue até secar, depois passe água. O problema dessa opção é que dependendo da água sanitária você acaba trocando seis por meia dúzia, e sua mão fica cheirando a água sanitária.  Pasta de dente também pode resolver, esfregue nas duas mãos e depois enxágüe com água corrente.

Como tirar cheiro de peixe das mãos

Algumas marcas de sabonete oferecem produtos feitos exclusivamente para tirar este tipo de odor, e podem ser encontrado nos grandes supermercados. Na linha dos produtos caseiros, vinagre artificial ajuda a se livrar do cheiro, esfregue nas mãos depois passe água, de preferência um vinagre sem cheiro.

Outra receita caseira é misturar o sal com água ou vinagre e esfregar na mão junto com uma folha de louro ou pó de café. Escolha o que seja mais fácil de utilizar ou aqueles os quais já tenha os ingredientes em casa, e cuidado com cortes na mão caso passe limão ou água sanitária, eles farão o ferimento arder.

Causas do mau cheiro dos peixes

O peixe ganha esse cheiro devido a compostos nitrogenados que são substituídas por cadeias carbônicas presentes nele. São animais voláteis com cheiro característico próprio e apolar, reagindo facilmente em nossa pele que é gordurosa. Por isso é difícil retirar o cheiro da nossa mão.

Os produtos ácidos como limão, vinagre fazem a chamada protonação do grupo amínico que faz com que as aminas solúveis em água possam ser eliminadas por uma corrente de água.

Mas se você não quiser ficar com cheiro nenhum de peixe nas mãos, uma solução seria usar luvas de látex ao prepará-lo.

  • Lourdes Isaac disse:

    Obrigada pelas dicas. Valeu!!!

  • >