Como Trocar um Chuveiro

Meu chuveiro queimou, e agora? Sabemos que a troca de um chuveiro não é um processo simples, então estaremos ensinando passo a passo em como troca-lo.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas

Desde que a eletricidade foi descoberta, não há ser humano que consiga resistir a um banho quente, não é mesmo? E não existe coisa pior do que estar no meio de uma chuveirada quentinha e ser surpreendido com uma arrepiante ducha fria e depois verificar que seu chuveiro resolveu queimar interrompendo este momento tão relaxante do seu dia. Entretanto, quando isso acontece, temos que resolver a situação se quisermos finalizar o banho numa temperatura agradável, por isso daremos a seguir um passo-a-passo de como trocar um chuveiro elétrico e se existe necessidade de chamar um técnico ou eletricista.

Passo-a-Passo de Como Trocar o Chuveiro

Para trocar o chuveiro elétrico corretamente, antes de tudo, desligue a chave geral de eletricidade da sua casa (evitando acidentes com a rede elétrica). Feito isso, feche bem o registro e retire toda a fita isolante que estiver envolvendo os fios do chuveiro.

Passo 1

Você deverá ter desligado os três fios, que são dois do chuveiro e um conhecido como fio-terra (responsável por evitar choques durante o banho).

Passo 2

Desrosqueie o chuveiro e retire-o cuidadosamente.

Passo 3

Pegue o chuveiro novo que substituirá o queimado e enrole oito voltas de fita veda-rosca em seu encanamento (sempre em sentido horário) e após isso, comece a rosquear o equipamento novo na parede.

Como trocar chuveiro?

Passo 4

Comece então a religar os fios, observe se está conectando os fios corretos de acordo com as cores, como cada um possui uma cor diferente que se encaixa no do chuveiro, você não verá dificuldades. Certifique-se de ter isolado corretamente os fios evitando choques elétricos.

Passo 5

Ligue o chuveiro e verifique se a instalação está correta antes de ligar a chave geral de eletricidade. Se estiver tudo nos conformes, ligue a chave geral e aproveite um delicioso banho relaxante.

Como Trocar a Resistência do Chuveiro Elétrico?

Para trocar a resistência do chuveiro somente, você deve seguir o mesmo procedimento da troca do chuveiro, só que neste caso, você deverá abrir o chuveiro queimado e com a ajuda de um alicate, retirar a resistência queimada. Feito isso, é só encaixar a resistência nova, lembrando que se deve observar se os conectores estão livres de folgas, depois disso é só fechar o chuveiro e reinstalá-lo como ensina o passo-a-passo acima e pronto, seu chuveiro estará funcionando de novo.

Modelos de Chuveiros

Não importa qual modelo e qual marca você possui em sua residência, se precisar trocá-lo, siga as instruções desse artigo que certamente seu problema será resolvido. Modelos das marcas Lorenzetti, Corona e Cardal normalmente possuem o mesmo procedimento para a troca, mas se preferir, leia as instruções que acompanham o equipamento. Duchas e chuveiros com pressurizadores também podem ser trocados facilmente com o guia passo a passo que elaboramos.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

Comente!




*Campos obrigatórios