Como Remover Um Parafuso Espanado

Parafusos com a cabeça desgastado dão muito trabalho para serem removidos, confira dicas para ajudá-lo nesta tarefa.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas

Na hora de uma reforma ou quando precisa mexer em algum aparelho eletrônico, o parafuso espanado pode atrapalhar. O parafuso é chamado espanado quando fica achatado, normalmente isso ocorre depois dele ser forçado ou pela ação do tempo e assim fica mais difícil de retirar. Para resolver este problema, temos algumas dicas simples de como remover um parafuso espanado.

Todos os parafusos estão sujeitos a ficar espanados dependendo do seu uso, inclusive um parafuso de Allen, que tem uma cabeça mais cilíndrica e elevada. A parte que fica espanada é a cabeça do parafuso, onde o local de encaixar a chave de fenda para retirá-lo fica mais difícil de acessar e portanto de tirá-lo do lugar.

Dicas de Como Remover um Parafuso Espanado

Para saber como tirar um Parafuso Espanado algumas dicas podem ser bem úteis. A primeira dica é: se a ferramenta está deslizando, é hora de trocá-la e tentar fazer o trabalho com outra. Insistir pode fazer a cabeça do parafuso ficar ainda mais desgastada. Outro ponto importante é girar o parafuso para o lado certo, geralmente é no sentido anti-horário.

Remover parafuso espanado

A furadeira deve ser o último item para se tentar a remoção. Primeiro pode-se tentar colocar uma faixa plana de borracha entre a chave de fenda e o parafuso, na maioria das vezes dá um bom resultado se a pressão exercida for baixa e firme.

Caso não funcione, use uma chave de fenda manual, que faz mais pressão e vai mais devagar do que a furadeira. Antes de usar a ferramenta, verifique qual o tipo de parafuso está tentando sacar do local, a ferramenta errada no parafuso pode piorar a situação. Quando a cabeça do parafuso está espanada e intacta, um extrator de parafuso pode ajudar e resolver rápido e facilmente a situação, ela feita exatamente para essa situação.

O martelo pode ajudar, mas é preciso saber usar com cuidado e delicadeza, se for usado com força excessiva pode remover a cabeça do parafuso. Utilize-o junto a uma chave de fenda, fazendo pressão sobre ela. O último recurso que pode ser usado é destruir o parafuso, mas isso apenas funciona se ele estiver fixado a objetos de metal. A furadeira é usada em último caso perfurando o parafuso com uma broca do mesmo tamanho do eixo.

Para conferir mais dicas, veja este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=T2oaIl6fLIc

>