Como trocar uma Lâmpada Queimada

Apesar de corriqueiro, trocar as lâmpadas pode ser perigoso. Veja estas dicas para realizar a tarefa com segurança e facilidade

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas

Trocar lâmpadas pode ser considerado uma atividade pouco complexa para muitos, porém toda a cautela é necessária quando lidamos com eletricidade e a diversidade de lâmpadas existentes no mercado. Por isso se você não sabe como fazer essa troca preste atenção, pois a seguir serão informados diversos métodos de como trocar uma lâmpada queimada facilmente.

Como trocar a lâmpada

Antes de começar o procedimento, a primeira dica é descobrir qual a voltagem da lâmpada que deverá ser trocada. Para isso, verifique o valor informado na lâmpada queimada e procure entre as diversas lojas no mercado uma lâmpada que corresponda à voltagem informada. Tal procedimento é necessário, pois a compra de uma lâmpada de voltagem divergente acarretará em seu não funcionamento. Após isso, com a lâmpada em mãos, procure uma cadeira, um banco ou uma escada para se aproximar do local aonde a lâmpada queimada se encontra e de início a sua troca.

Como trocar uma lâmpada?

 

Se a lâmpada queimou recentemente se atente sempre em retira-lá com o auxílio de um pano, pois geralmente as lâmpadas se encontram com temperaturas altas. Se esse não for seu caso, apenas gire lentamente a rosca que liga a lâmpada com o suporte e a retire totalmente. Por fim, pegue a lâmpada nova e gire até que a mesma encontra-se travada e com segurança.

Verifique se a troca foi feita corretamente ligando o interruptor e testando a lâmpada nova.  Após a troca, nunca se esqueça de jogar sua lâmpada queimada em um lixo reciclável ou em um local seguro.

Como trocar uma lâmpada fluorescente

Como essa lâmpada possui uma potência maior,  para sua segurança, desligue o disjuntor de sua residência, sendo que depois disso, você poderá realizar a troca tranquilamente. A troca deste tipo de lâmpada é relativamente simples, pois para entendermos seu funcionamento, basta equipararmos esta troca com uma troca de pilhas em um controle remoto. Deve-se retirar a lâmpada pelas beiradas cautelosamente e jogar a lâmpada em lixos recicláveis ou lugares seguros. Por fim, repita o ato da retirada, porém agora com o intuito de recolocar as novas lâmpadas.

Evite acidentes na hora da troca

Conforme informado, sempre atente para verificar se a eletricidade encontra-se desligada para evitar possíveis choques elétricos e no caso de possuir dificuldade em realizar a troca da lâmpada, sempre utilize a ajuda de terceiro, pois a queda de uma altura relativamente alta acarretará em possíveis lesões.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

>