Gestantes Diabéticas: Cuidados

Aprenda os Cuidados Para Gestantes Diabéticas

Artigo publicado por Maria nas categorias: Mulher, Saúde

Uma mulher diabética não precisa abdicar do sonho de ser mãe, mas é muito importante que a diabetes seja controlada e que a mãe tome alguns cuidados básicos. A diabetes mal controlada pode causar problemas graves tanto para mãe quanto para o feto. É preferível que a mãe faça um tratamento para baixar seus níveis glicêmicos e de colesterol antes mesmo de engravidar, para a gestação ocorra o mais tranquila possível.

Confira alguns cuidados e informações que toda gestante diabética precisa.

Dieta Para Gestantes

A dieta já é importante na vida da mulher diabética, mas alguns cuidados diferentes devem ser tomados durante a gestação. Por exemplo, ela não deve evitar os carboidratos, coisa que muitas fazem porque eles se transformam em açúcar muito rapidamente. Como o carboidrato é muito importante para a gestação saudável, a gestante diabética deve investir em carboidratos complexos que são os encontrados em vegetais (mas não na batata), leguminosas e cereais, além claro, dos produtos integrais. A digestão dos carboidratos complexos é mais lenta, e assim seu corpo consegue controlar o nível de glicemia.

Gravidez e Diabetes

A gestante diabética também deve abolir os adoçantes artificiais. Caso não consiga viver sem adoçantes, compre os feitos totalmente à base de sucralose e acessulfame, que são adoçantes naturais.

Por precisar estar com a glicemia bem controlada, a gestante diabética precisa ter um acompanhamento constante do seu médico especializado em diabetes e em gestação com diabetes. O seu médico irá lhe dizer os principais cuidados necessários, mas quanto à dieta já podemos adiantar que ela vai precisar ser rica em frutas, verduras e legumes, castanhas, nozes, queijo branco, leite desnatado, mel para adoçar, carboidratos integrais e muita água.

Remédios Para Gestantes Diabéticas

A gestante diabética não deve abandonar seus remédios e sim consultar o obstetra e o endocrinologista para averiguar o que se deve fazer. Mulheres que usam insulina normalmente, devem continuar, mas o médico com certeza precisará ajustar as doses (para mais, na maioria das vezes, para manter o controle da glicemia). Os remédios que não podem ser usados na gravidez devem ser substituídos e até mesmo quem não usava medicamento pode precisar tomar durante a gestação. Consulte seu médico o quanto antes.

>