O que são Manchas Brancas na Pele?

Entenda tudo sobre o surgimento de pele com manchas brancas

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

Manchas brancas na pele podem ser causadas por vários fatores e, cada um deles requer uma atenção especial. As manchas brancas podem ser causadas por infecções por fungos como no pano branco, pode ser caso de vitiligo, se a despigmentação começar a crescer, pode também ser apenas mancha branca causada pelo sol.

A seguir, iremos tratar rapidamente sobre essas três formas e como evitar ou se livrar dessas manchas.

Manchas Brancas Causadas por Excesso de Sol

As manchas brancas que aparecem por causa do fotoenvelhecimento, é chamada de sarda branca. São manchas brancas e pequenas, arredondadas ou com uma forma que lembra pequenas gotas. Elas aparecem nas partes do corpo que são mais expostas ao sol, como pernas e braços. Elas afetam mais as pessoas com mais de trinta anos e são uma combinação de exposição ao sol e predisposição genética.

Essas manchas brancas, assim como as outras manchas causadas por exposição prolongada ao sol, são difíceis de desaparecer, mas são também problemas de ordem estética. Elas podem diminuir com peelings, mas os resultados não são muito eficientes. O ideal é evitar esse tipo de mancha evitando a exposição excessiva ao sol.

Manchas Brancas na pele

 

Usar protetor solar todos os dias e tomar muita vitamina E ajuda a evitar essas manchas. Quem tem predisposição na família, deve evitar a exposição solar prolongada até se protegido por protetores solar. Nada de ficar o dia inteiro debaixo do sol.

Existem algumas manchas brancas que aparecem depois de uma superexposição ao sol. Quando vamos à praia, exageramos no sol e somos acometidos de queimaduras, às vezes o resultado depois da queimadura e da escamação são manchas claras e escuras na pele. Recomendamos que você vá a um dermatologista imediatamente; fique longe do sol por aproximadamente dez dias (recomendamos que ande com as manchas sempre cobertas, use sombrinhas e evite o sol, somente protetor não é suficiente) e passe vitamina E oleosa na pele.

Pano Branco

O pano branco aparece muito quando vamos à praia, e algumas pessoas mal informadas acreditam que estão tendo as manchinhas causadas por exposição solar, quando foram infectadas por um fungo. As sardas brancas não aparecem na juventude e não chegam em grandes números da noite para o dia, é um processo do envelhecimento da pele que foi muito exposta ao sol. O pano branco, por ser causado por fungo, aparece muito em época de calor e umidade, ou seja, no verão e na praia.

As manchas do pano branco podem vir também em outras cores como avermelhada ou mais escura, descamam, são múltiplas e acometem principalmente o peito, pescoço e costas. Ele pode ser combatido com pomadas fungicidas, ou por via oral quando a área acometida é muito grande. Os cremes devem ser administrados por algumas semanas, e os medicamentos orais por cinco dias. A pigmentação mais clara pode durar por meses depois que o fungo é eliminado, mas pode melhorar com o bronzeamento.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença que muitos acreditam ser autoimune, ou seja, o organismo ataca as células que causam a pigmentação, deixando assim uma mancha branca no lugar. Ela é uma doença genética, mas desencadeada pela exposição solar extensa e traumas cutâneos. Ela atinge um a dois por cento da população do mundo e aparece em pontos isolados ou espalhados no corpo inteiro, em várias formas e tamanhos. Os tratamentos são mais para controlar a doença do que trata-la ou melhorar seus aspectos estéticos.

>