O que Causa Manchas Roxas Na Pele

Entenda tudo sobre Manchas Roxas Na Pele.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde, Variedades

As manchas roxas na pele, também conhecidas como equimoses e púrpuras simples, aparecem no nosso corpo devido ao rompimentos dos capilares, vasos sanguíneos muito finos que costumam irrigar nossa pele. As equimoses são mais comuns após a algum trauma como batidas, perfurações, cirurgia e posturas forçadas por muito tempo.

Esse tipo de mancha é bastante comum, sendo ainda mais frequente nas mulheres. Algumas vezes elas aparecem sem nenhum trauma ter acontecido no local. Nesse caso, são provenientes de situações estressantes e hormônios (como no caso da TPM em mulheres). Também deve-se levar em consideração se não houve pequenos traumas que lhe foram imperceptíveis. Isso acontece muito com aqueles que têm mais sensibilidade, que os capilares se rompem com mais facilidade. Um trauma que não causou nenhuma dor e nem foi percebido, pode assim, causar uma mancha roxa.

As Manchas

As manchas roxas que aparecem por essas causas não apresentam nenhum risco à saúde e causam apenas problemas estéticos. Elas costumam se resolver de forma espontânea, sem tratamento, mas uma bolsa de gelo nas primeiras vinte e quatro horas após o trauma e de água quente depois podem ajudar no seu desaparecimento.

Manchas roxas na pele 

Ela desaparece porque o sangue é reabsorvido (motivo também pelo qual ela muda de cor, pela concentração de sangue que fica na região ao longo da reabsorção do mesmo) e o frio ajuda a fazer com que menos sangue seja “esparramado” pela área (por contrair os capilares rompidos), e o calor ajuda a agilizar essa absorção por dilatar os capilares não rompidos e que estão absorvendo esse sangue.

Casos Mais Complexos

As manchas roxas devem ser consideradas mais preocupantes quando aparecem em um curto espaço de tempo, quando são múltiplas e quando aparecem de repente, sem nenhum trauma aparente. Também são mais preocupantes quando acometem partes do corpo que não são os membros (os membros, pernas e braços, são mais fáceis de sofrerem traumas que não percebemos) e se a pessoa não tem histórico de sensibilidade.

Essas manchas podem sinalizar problemas cardiovasculares, efeitos colaterais de alguns medicamentos e problemas de coagulação no sangue. Para checar se o aparecimento dessas manchas tem alguma causa mais grave, é preciso consultar um médico.

As equimoses maiores também devem ser analisadas depois de um trauma muito grande como uma queda, uma batida de carro ou qualquer tipo de acidente ou acontecimento que possam ter traumatizado um órgão interno. A equimose pode ser um sinal de hemorragia interna e essa já é bem mais grave.

Manchas roxas que aparecem sem a ocorrência de traumas também é um dos sinais de leucemia. Porém, elas raramente aparecem isoladas. Como a leucemia causa o acúmulo de células na medula óssea, o que prejudica a produção dos glóbulos vermelhos, as manchas roxas aparecem junto com anemia, organismo mais vulnerável à infecções, sangramentos no nariz e na gengiva. Além disso, a leucemia pode trazer gânglios linfáticos inchados, febres, perda de peso sem motivo aparente, suores noturnos, desconforto abdominal, dores nos ossos e articulações e até dores de cabeça e náuseas se a doença atingir o sistema nervoso.

  • Aline Disco disse:

    Usei esse colch

  • Anônimo disse:

    Ai nem me pergunte de dor na lombar, passei por coisas bem dif

  • >