Alimentos para Melhorar o Humor

Saiba sobre alguns alimentos que melhoram seu humor.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar

Viver a vida de mau humor é muito chato. Nós nos irritamos por qualquer coisa, estamos sempre pensando no pior, ficando tensos o dia inteiro e evitando interações sociais ao máximo. Nos dias em que estamos de bom humor, parece que tudo flui melhor e mais rápido, que o universo está nos ajudando com as nossas necessidades e que pensamos melhor e mais rápido. Não seria maravilhoso se pudéssemos controlar isso mais?

A verdade é que nós podemos sim, melhorar nosso humor e nos dar dias mais felizes e produtivos. O sobe e desce de humor, e a tendência que ele tem de ficar para baixo é causado por estresse, dores, desequilíbrios hormonais e má alimentação. Através de uma alimentação equilibrada e rica nos nutrientes que ajudam a melhorar o humor, nosso humor estará mais equilibrado, sempre mais para o bom humor do que o mau humor, até na TPM, no caso de mulheres. É tudo uma questão de usar nosso cardápio diário à nosso favor.

Nutrindo o Bom Humor

Para manter o bom humor, sua alimentação deve conter proteínas, carboidratos integrais, magnésio, cálcio, ácido fólico e vitaminas do complexo B. As proteínas irão fornecer a tirosina, um aminoácido (aminoácidos são os nutrientes que formam as proteínas) que faz parte da produção de dopamina e adrenalina, neurotransmissores que lhe dão mais prazer e o deixam mais alerta. O carboidrato integral regula a insulina (todo carboidrato regula a insulina, mas o integral é digerido mais devagar e dura mais tempo), o que otimiza a absorção do triptofano, que é usado na produção da serotonina, neurotransmissor do bem-estar.

Alimentos que melhoram o humor

A vitamina B6 é outro nutriente usado na composição da serotonina, o cálcio diminui a irritabilidade, o magnésio regula a serotonina (não a deixando ficar baixa), o chocolate aumenta a produção de dopamina (mas cuidado com os chocolates com muito açúcar, pois eles dão uma sensação maior de prazer e energia, mas causam uma queda igualmente maior. Prefira os chocolates com mais cacau e menos açúcar).

Alimentos com Esses Nutrientes

A banana é rica em carboidratos e triptofano, aumentando a produção de serotonina; o espinafre possui vitamina B6 que atua na produção de serotonina e combate ao estresse; o ovo, peixe, aves e carne magras possuem grandes concentrações de proteína, que fornecem a tirosina para produzir dopamina e adrenalina; a pimenta possui um nutriente chamado capsaicina que aumenta os níveis de endorfina, prefira a pimenta vermelha, pimenta-de-cheiro e a pimenta malagueta; castanhas são ricas em magnésio e outras vitaminas; aveia é rica em triptofano; o arroz integral é um carboidrato integral, com vitamina B1 que é importante para acalmar o sistema nervosos, além do arroz integral, o pão integral e os biscoitos integrais ajudam a melhorar o humor.

Inclua alguns desses alimentos em sua dieta diária e você vai sentir seu humor melhorar, e vai ver que os dias de bom humor serão mais frequentes do que os de bom humor. Mulheres que sofrem na TPM devem investir mais ainda nesses alimentos nessa época, principalmente os que ajudam a aumentar os níveis de serotonina e endorfina.

  • Clara sem sono disse:

    Olha Legal esse site. No meu caso nem me fala de dormir mal e ins

  • >