Chromecast

Conheça todas as funcionalidades do Chromecast.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Tecnologia, TV

Um pequeno dispositivo, muito parecido com um pendrive, pode transformar sua tv em smartv trazendo o conteúdo do seu computador e da internet para dentro dela. O Chromecast é uma das mais novas invenções da Google, lançado em Julho desse ano nos Estados Unidos. Ele na verdade é um transmissor que tem uma saída HDMI que pode ser conectada à sua televisão e, através da rede sem fio da sua casa, conectá-la a smartphones, notebooks, PCs e mais.

Isso faz com que qualquer televisão com entrada HDMI vire uma smartv, revolucionando todo o conceito, já que você deixa as funções principais de uma smartv independente do aparelho em si e concentrado em um único dispositivo. O Chromecast também ajuda quem está procurando conteúdo na TV, mas não quer ficar dependendo dos altos preços e limitações das TVs à cabo e por satélite. O Google, quebra assim, a barreira que existia entre internet e TV e coloca todo o conteúdo mais acessível às telinhas do tablete e notebook, na alta definição e tela grande da sua TV.

Como Funciona

Como já dito anteriormente, o Chromecast liga sua TV à internet, mas ela não vira, de uma hora para outra, um computador. O dispositivo usa um sistema operacional chamado Chrome OS (e não o Android, sistema operacional da Google para smartphones, como muitos esperavam antes do lançamento do Chromecast). Isso quer dizer, que a transmissão é feita através do navegador Google Chrome, que é mais leve que o Android.

Chromecast

A transmissão também, não é feita como em outros dispositivos. Normalmente, o conteúdo é passado, pela rede sem fio, de um dispositivo para outro e rodado no último, ou é rodado no primeiro dispositivo e transmitido para o outro, como no streaming. O Chromecast é enviado diretamente para as nuvens, e não é rodado no dispositivo móvel ou laptop que está transmitindo o conteúdo, deixando-o livre para fazer outras coisas e também não gastando sua bateria.

Conteúdo

O Chromecast foi projetado para transmitir o conteúdo de seus sites e redes, ou seja, Youtube, Google e Netflix. Esses sites conseguirão identificar que o dispositivo está funcionado e mostrarão um ícone de uma seta com o nome “cast” ou transmitir. É só clicar nela, que o conteúdo é transmitido para a sua televisão. O Google está procurando novas parcerias, sempre, para o cast, mas por enquanto, é limitado a esses. O que não chega a ser uma grande limitação já que essas são as maiores fontes de conteúdo na net.

Mas, mesmo tendo em mãos as redes de conteúdo mais populares, o Google ainda está trabalhando para aumentar mais o escopo do Chromecast. Em breve, o dispositivo poderá transmitir qualquer coisa que passe no seu navegador Google Chrome. Assim, redes e sites que são limitados a AppleTV, como por exemplo a HBO Plus, podem ser visto também na TV, por quem é assinante, através do Chromecast; o mesmo acontecendo com sites menores que não tenham a chance de fazer um contrato com a Google, por exemplo.

É o futuro da televisão.

>