Google Glass

Óculos com acesso a internet e tirar fotografias já é quase realidade

Artigo publicado por Maria nas categorias: Informática, Internet, Tecnologia

Aqueles óculos usados em filmes de ficção que ligavam as pessoas à internet e outras funções já são uma realidade. O Project Glass é o projeto de óculos do Google, são os famosos óculos de realidade aumentada que é equipado com câmera para fotos e vídeos, conexão à internet e uma tela integrada a uma das lentes, pela qual o usuário poderá interagir com conteúdo online, além de fazer chamadas e transmissões de vídeos em tempo real.

Ele está há dois anos em fase de desenvolvimento e começou a sua pré venda com preço de 1.500 dólares. A previsão é que em 2013 eles já estejam em circulação. Esse dispositivo é provavelmente o mais inovador desde o iPhone e o tablet. O Google Glass não possui lentes, sendo composto apenas por uma armação de óculos com um bloco pequeno e transparente posicionado à direita do olho direito, onde fica a tela do dispositivo. São leves, assim como um par de óculos.

Google Glass

Ele é formado por um computador razoável, algo como um sistema de smartphone. Por enquanto, poucas pessoas foram autorizadas a utilizar o produto ainda em fase de testes. Por ser um projeto recente e muito novo, o Google tem tomado cuidado para não declarar funções que em uma primeira versão do produto podem não acontecer.

Concorrência do Google Glass

Com a novidade anunciada, muitas empresas já estão de olho para copiar este protótipo. O designer alemão Markus Gerke criou um conceito de óculos parecido mas com a função de ser ligado ao Instagram e a principal finalidade de tirar fotos. Mas ainda é apenas um projeto que não saiu do papel.

A marca Olympus já apresentou seu protótipo de smart glass. Já batizado com o nome de Meg 4.0, a diferença entre ele e o Google Glass é que necessita de um smartphone para funcionar, ligado ao sistema Bluetooth. Ele adicionará funcionalidades a óculos comuns tendo bateria com duração de oito horas.

A Apple não está fora deste novo mercado e já patenteou uma tecnologia que projeta a imagem diretamente nos olhos do usuário por meio dos óculos. A empresa não apresenta informações ou detalhes do produto que por enquanto é apenas uma patente. Em breve, provavelmente a marca de Steve Jobs anunciara seus óculos de realidade aumentada.

Para mais informações, veja este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Iz05NvLXpl4

>