Corrida – Como Treinar Corretamente

Aprenda a correr da forma certa.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

As pessoas que pretendem começar a correr podem ser impedidas ou desencorajadas por distensões e outros tipos de problemas que correr de forma incorreta pode trazer. Além de ameaças de se machucar, a performance e o treinamento pode ser prejudicado por questões de respiração, postura e outras coisas.

Mas, não recomendamos que você desista devido a essas questões. Correr melhora a resistência cardiorrespiratória, queima gorduras com rapidez, melhora o metabolismo, o sono, e equilibra o corpo de uma maneira geral. Não é coincidência ou modismo que faz tantas pessoas investirem tempo e até dinheiro para treinar e se exercitar com corridas todos os dias.

Confira algumas informações que irão lhe ajudar a correr da forma correta.

Postura Certa

A postura incorreta pode causar dores, interfere no rendimento e pode trazer o cansaço mais rápido. Confira algumas dicas para melhorar sua postura: As costas devem ficar perfeitamente alinhadas com o pescoço, que deve estar relaxado e de preferência, olhando para frente); os quadris devem estar encaixados, os ombros abertos e o tronco levemente inclinado para a frente; o abdômen deve ajudar a manter a postura ficando levemente contraído para ajustar a lombar e esticar as costas; os joelhos devem ser dobrados a cada vez que a perna for lançada para trás para compensar a sobrecarga que o joelho sofre quando se pisa no chão.

Como correr corretamente

Pisadas Corretas

O modo como pisamos pode nos causar machucados e outros problemas quando corremos. O ideal é que o calcanhar toque o solo primeiro e o peso seja transferido desse ponto para a planta do pé e depois aos dedos. Essa transferência é o que dá o impulso para o próximo passo.

Respiração Correta

Usar as técnicas de respiração corretas irão ajudar o corpo a distribuir o oxigênio e assim fazer sua corrida mais eficiente e não se cansar rapidamente.

  1. Primeira técnica de respiração para corredores: Respirar pela boca. Normalmente respiramos pelo nariz, mas pela boca conseguimos inspirar maiores quantidades de oxigênio e liberar mais gás carbônico.
  2. Segunda dica: Use a técnica da respiração abdominal. Respirar com a barriga leva mais oxigênio aos músculos e ao cérebro e, segundo muitos especialistas, é a melhor forma de respirar em qualquer situação. A técnica consiste em inspirar até encher a barriga (nós costumamos encher o peito) e expirar até que ela se esvazie. Pratique em descanso antes de tentar durante a corrida.
  3. A última dica que damos é dupla: Respire de forma rítmica e de forma curta e superficial. O ideal é começar a contar quantos passos se dá para inspirar e quantos para expirar e manter esse ritmo durante todo o percurso. Faça com que esse ritmo seja mais rápido do que o da respiração profunda que só deve ser usada se você sentir alguma dificuldade ou muito cansaço.

Para mais dicas de treino de corrida, assista ao vídeo abaixo:

>