Freekeh

Conheça o Freekeh, o grão da vez para quem quer emagrecer.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar

Na onda dos alimentos funcionais que nos ajudam a nos manter mais saudáveis e mais magros, muitos grãos já fizeram fama no Brasil e no mundo. Como bons exemplos temos a chia, a quinoa e a linhaça. Mas, o grão da vez agora é o freekeh, um grão muito usado na cozinha árabe.

Ele é um tipo de trigo, também conhecido como trigo verde, com várias propriedades nutricionais que o colocam no grupo dos alimentos funcionais e dos supergrãos. O trigo verde é um trigo colhido precocemente e passado por um processos de queima. Ele tem um gosto diferente do trigo e mais nutrientes.

Propriedades do Freekeh

Um dos maiores benefícios do trigo verde é que ele tem um altíssimo teor de proteínas, fibras alimentares e baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que ele leva pouca açúcar e gordura ao seu organismo enquanto aumenta a sensação de saciedade e dá ao corpo nutrientes que ele precisa para regenerar músculos e tecidos, além de equilibrar o funcionamento do intestino e de todo o sistema digestivo. O freekeh possui um amido resistente que estimula a proliferação das boas bactérias que ajudam nosso sistema digestivo. Um sistema digestivo que funcione bem, resulta em menos gordura no corpo.

Freekeh

Em relação à saúde, o grão auxilia o funcionamento intestinal, evita doenças nesses órgão, previne a degeneração dos músculos pelo seu alto teor de proteína, e ajuda a controlar a diabetes pelo baixo índice glicêmico. É um bom grão para substituir cereais mais refinados e menos nutritivos.

O freekeh é muito comparado com a quinoa pelos seus benefícios à saúde. A quinoa também possui alto índice de fibras e proteínas, mas é considerada muito cara, enquanto o trigo verde é mais barato. Cem gramas de freekeh possuem dezesseis gramas e meio de fibras e doze e meio de proteínas. O freekeh também é bastante versátil, podendo ser consumido em saladas, sopas, substituindo o arroz integral nas refeições e o trigo em receitas e muito mais. Seu gosto é mais defumado e acentuado, motivo pelo qual os chefs começaram a usá-lo mais. Sua única contraindicação é para aquelas pessoas que não podem consumir glúten, pois, por ser um grão, ele possui esse nutriente.

Receitas

Infelizmente o freekeh não está nas prateleiras em todos os mercados do Brasil ainda, mas você pode encontra-lo em empórios árabes e lojas de alimentação mais saudável e suplementos alimentares. Quem quiser começar a incorporar o trigo verde na vida diária de uma forma mais simples, pode usá-lo como um petisco. Basta torrá-lo com um pouco de sal numa frigideira e comê-lo como um amendoim. Ele é menor, mas tem um gosto muito acentuado e apreciado, e é um ótimo aperitivo.

Outra ideia é começar a usá-lo em saladas, no lugar do trigo. Uma boa receita de salada com freekeh usa uma xícara do trigo verde, uma colher de sopa de azeite, duas xícaras de água, um pepino cortado em cubos, seis tomates cerejas cortados em quatro partes, um quarto de xícara de chá de manjericão picado e suco de um limão. Refogue o freekeh no azeite até ele ficar levemente tostado, adicione água e deixe ferver, cozinhe por vinte minutos, retire o trigo e deixe-o descansar e esfriar. Misture com as verduras, o suco de limão e o chá de manjericão e adicione folha de manjericão para enfeitar.

>