Micropigmentação

Saiba tudo sobre a Micropigmentação e suas técnicas.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Beleza, Bem-Estar, Mulher

Micropigmentação é a técnica de se depositar pigmentos numa camada subepidérmica da pele, ou seja, uma camada superficial da pele, mas não a mais superficial. Sua permanência na pele costuma durar de dois a cinco anos, mas é preciso dar retoques a partir do décimo oitavo mês porque o pigmento sofre um clareamento gradativo.

A micropigmentação é a técnica usada no que conhecemos como maquiagem definitiva e é mais comumente usada abaixo dos cílios (olhos delineados), no contorno da boca e da sobrancelha. A micropigmentação é muito procurada por mulheres que precisam de maquiagem para encher sobrancelhas e o contorno da boca, mas não querem ficar fazendo a maquiagem todos os dias. Muitas mulheres perdem um pouco o contorno da boca e da sobrancelha devido ao envelhecimento, e recorrem a maquiagem definitiva.

Técnicas e Usos

Apesar de ser usado principalmente nessas áreas, a micropigmentação pode ser usada em qualquer problema da pele que envolve a pigmentação camuflando e “concertando” qualquer tipo de despigmentação da pele.

Micropigmentacao

No que se chama micropigmentação paramédica, reconstrói-se aureolas mamárias, camufla-se cicatrizes, queimaduras, vitiligo e alopecia.

Na maquiagem definitiva, algumas técnicas diferentes são usadas de acordo com o efeito desejado. Nas sobrancelhas, as técnicas usadas são: Tridimensional, degradê, fio a fio, compacta e esfumaçada. A tridimensional é indicada para falhas na sobrancelhas fracas a medianas e consiste em um efeito esfumaçado no sentido de crescimento dos fios.

Funcionamento da Técnica

A técnica fio a fio reproduz um fio na pele e assim, fio a fio, preenche as falhas. Indicada para quem tem um volume de pelos razoável nas sobrancelhas. A técnica degradê é a junção das duas técnicas anteriores e pode ser usada em qualquer tipo de sobrancelha. A compacta reproduz uma sobrancelha em um traço perfeito e cheio, indicada para quem tem pouco ou nenhum pêlo. A técnica esfumaçada é como se fosse uma sombra passada na sobrancelha, utilizada em sobrancelhas de volume mediano.

O delineador de olhos é feito rente aos cílios superiores e inferiores dando a impressão de cílios mais volumosos e olhos delineados, mas não pesados. O contorno labial é feito de forma parecida.

Para mais dicas sobre micropigmentação, assista ao vídeo abaixo:

>