Receitas de Sopas Leves para o Jantar

Saiba como as sopas podem te sustentar como uma refeição.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Culinária

Sopas são refeições leves que ajudam a emagrecer e são ótimas para o jantar, quando devemos comer refeições completas, mas mais leves. Uma sopa bem diversificada, com carboidratos, legumes, verduras e proteínas irá lhe dar tudo o que você precisa em uma refeição sem pesar seu estômago, engordar e atrapalhar seu sono.

Sopas quentes despertam o paladar e o sistema nervoso central já na primeira colher. Ela é mais fácil de ser digerida e, por isso, não engorda ou deixa seu corpo muito devagar depois da refeição. Confira alguns tipos de sopas que são ideais para substituir refeições.

Legumes e Quinua

A quinua é uma ótima fonte de proteína, muito usada por vegetarianos para substituir a carne. Além disso, ela tem muitas fibras, o que melhora a digestão. Isso faz dela uma ótima aliada do emagrecimento saudável e bem nutrido. Alguns legumes têm efeitos desintoxicante, o que ajuda a reverter algum mal que possa ter sido feito durante o dia como um sanduíche muito gorduroso no almoço ou uma festa no dia anterior.

Uma boa receita para esse tipo de sopa usa uma colher de sopa de azeite extravirgem; meia cebola picada; um talo de alho-poró cortado em rodelas bem finas; um pires de palmito em cubos; um pires de abobrinha em cubos; quatro pequenos buquês de brócolis; dois copos de caldo de legumes (de preferência natural, feito da água que resta quando você cozinha vários legumes juntos, é importante ter esse caldo guardado no congelador); três colheres de sopa de quinua, uma colher de farinha de linhaça e sal à gosto (mas com moderação).

Sopas leves para o jantar

Doure a cebola e o alho-poró no azeite, acrescente palmito, abobrinha e brócolis e refogue por aproximadamente cinco minutos. Depois coloque o caldo de legumes, sal e cozinhe os legumes até ficarem al dente. Sirva a sopa com quinua polvilhada por cima do prato.

Frango e Macarrão Integral

O macarrão integral é sempre preferível ao macarrão branco, ou “normal”. Os carboidratos integrais possuem mais fibras e vitaminas, dando assim mais saciedade ao organismo. Além disso, o macarrão integral é digerido mais devagar, o que é sempre melhor, pois vai dando energia ao corpo de uma forma mais regulada. As vitaminas também fazem do carboidrato integral mais nutritivo.

O frango irá trazer a proteína, que é muito importante para o corpo, e alguns legumes, outros nutrientes. Para fazer a sopa, você precisa de um litro de caldo de legumes; três talos de salsão picados; um tomate sem peles e sem semente e devidamente picado em cubos; um pires de cenoura em cubos; meia cebola picada; meio talo de alho-poró; uma colher de sopa de azeite; uma xícara de chá de macarrão integral e uma xícara de chá de frango desfiado e cozido.

Comece a sopa juntando o caldo de legumes com o salsão, o tomate, a cebola, a cenoura, o azeite, o alho-poró e sal com moderação. Você vai tampar a panela e deixar que os legumes cozinhem até o ponto de ficarem macios. Somente quando os legumes estiverem no ponto, acrescente o macarrão e deixe cozinhar até que a massa fique al dente. Acrescente o frango e misture bem.

>