Receitas de Natal

Encontre aqui receitas fáceis e rápidas para sua ceia de Natal

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Culinária, Natal

O natal é uma das festas mais esperadas no ano. Uma data marcada pela celebração do nascimento de Cristo, e por unir as famílias e amigos. A data é marcada pela ceia de natal, a refeição mais aguardada do ano, muitos esperam e organizam meses antes todas as comidas e bebidas que serão feitas nesta noite, guardando a sete chaves as suas Receitas de Natal.

Uma data especial pede comidas que fujam do convencional do dia-a-dia e sejam mais elaboradas. É a época de se comer o tradicional Peru e Tender além de outras especiarias. Algumas receitas apesar de mais sofisticadas podem ter um modo mais fácil e rápido de ser preparado. Apesar de mais elaboradas, estas receitas podem ser executadas de modo mais barato tendo em vista que o Natal em nosso país é comemorado no verão, época em que as frutas e verduras, muito presentes nas mesas natalinas, estão, em sua maioria, com preços mais baixos. Algumas receitas para Natal podem ajudar a fazer uma ceia bonita e sem muitos custos e trabalho.

Receitas de Bacalhau

O bacalhau é um peixe presente em diversas festividades, inclusive no natal. Antes de preparar o bacalhau nesta receita natalina, é preciso retirar o excesso de sal. Depois de feito isso, o peixe deve ficar de molho no leite, enquanto isso, prepare os ingredientes que o acompanharão.

Os ingredientes são: 2 dentes de alho; 50 g de amêndoas, 2 cebolas médias, 600g a 750g de bacalhau, 125 g de purê de batatas, 1 pimentão, 1/2 copo de azeite, 1 e 1/2 copo de leite, folhas de louro, salsa, 8 colheres de sopa de maionese, 3 ovos.

No preparo, comece cortando as cebolas em formato de meia lua, não muito grossas. Pique os pimentões em tiras. Triture o alho. Refogue estes itens em metade do azeite da receita (use apenas 1/4 do copo) e adicione louro e salsa para fazer o refogado. Cozinhe o bacalhau na outra metade da parte de azeite. Após cozinhar o peixe por 45 minutos, una as duas partes (bacalhau + refogado) e leve ao forno para acabar de cozinhar.

Receitas de natal - Bacalhau

Em uma forma, decore com o purê de batatas e despeje a mistura de ovo cozido e amêndoas picadas. Cubra com a maionese e leve ao forno para dar cor ao prato. Para servir, decore os pratos com azeitonas, a salsa e rodelas do ovo cozido que combinam muito bem com este prato.

Peru de Natal

O peru é um prato tradicional das festas natalinas. Existem as mais diversas receitas de peru para o Natal, algumas com o grau de dificuldade mais alto outras são mais simples, porém sem perder o ar natalino do prato. A receita a seguir é simples, um peru assado com ervas e purê.

Para esta receita, são necessários os seguintes ingredientes: 1 peru (6 kg); 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal, Alecrim, tomilho e sálvia a gosto, Azeite, sal e pimenta branca a gosto. Para o purê:  2 kg de batata descascada, cozida e escorrida; 1 xícara (chá) de leite; 4 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (chá) de alecrim, 2 colheres (chá) de tomilho, Sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Para o acompanhamento: 1 xícara (chá) de salsão picado; 1/2 xícara (chá) de cebola picada, 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal ou margarina, 1 colher (chá) de alecrim, 1 colher (chá) de sálvia, 1 colher (chá) de tomilho, Sal e pimenta-do-reino a gosto, 8 xícaras (chá) de pão de fôrma cortado em cubos, 1 xícara (chá) de caldo de galinha

Para começar o preparo, pré-aqueça o forno a 185ºC. Lave o peru em água corrente e retire os miúdos para fazer caldo ou farofa. Passe um pouco de azeite por dentro e por fora e tempere com sal e pimenta branca. Com as mãos, levante a pele do peito do peru, tomando cuidado para não rasgá-la. Por baixo coloque porções de manteiga, alecrim, tomilho e sálvia. Coloque o peru numa assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno por duas horas ou até que a ave esteja assada. Retire o alumínio e pincele o peru com a manteiga derretida no fundo da fôrma. Volte ao forno e asse por mais duas horas ou até dourar. Regue a cada 30 minutos com a manteiga derretida.

Prepare o purê: amasse bem a batata e junte o leite, a manteiga, as ervas, sal e pimenta. Faça o acompanhamento: numa frigideira, refogue a cebola e o salsão na manteiga até ficar macio, sem dourar. Desligue o fogo e acrescente os temperos secos. Em uma tigela grande, coloque o pão de fôrma e acrescente o refogado de cebola e salsão. Despeje o caldo de galinha até que a mistura fique úmida. Mexa delicadamente. Coloque a mistura num refratário tampado e leve ao forno por uma hora. Sirva acompanhando o peru ou, se preferir, recheie a ave após retirar o papel-alumínio.

Bolo de Natal

A sobremesa é uma das horas mais aguardadas da ceia. Aqui também se investe em receitas diferentes. A próxima receita é um mini bolo natalino, perfeito para ser desfrutado com a família.

Os ingredientes para a massa são: 50 g de castanha-do-pará; 50 g de amêndoas, 50 g de nozes, 150 ml de água, 1 xíc. (chá) de açúcar refinado, 1 e ½ xíc. (chá) de manteiga sem sal, 3 ovos, 1 e ¹/³ xíc. (chá) de farinha de trigo, 1 col. (chá) de fermento em pó, 1 col. (chá) de canela em pó. Para a cobertura 1 e ¼ xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro, 4 cols. (sopa) de suco de limão coado e frutas cristalizadas.

Rabanada

Se você é do tipo que gosta de doces tradicionais, aprenda a fazer deliciosas rabanadas de Natal no vídeo abaixo:

Com estas receitas, esperamos que sua ceia de Natal seja um sucesso!

>