Sementes que Saciam a Fome e Emagrecem

Dicas de sementes que podem te ajudar a diminuir a vontade de comer.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Dicas

Um dos maiores problemas para quem está de dieta é burlar a fome e a compulsão para comer. Parece que seu estômago está sempre reclamando que quer comer um pouco mais, ou que não pode esperar. Parece que sua comida está sendo digerida em um segundo e uma hora depois do almoço você já está com fome, ou pelo menos com vontade de comer.

Isso acontece com muitas de nós, e não só com as mulheres. Por isso que as dietas mais eficientes hoje em dia incluem alguns alimentos funcionais que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo; e desses alimentos, os melhores que têm são algumas sementes, em especial:

  1. a chia
  2. a linhaça
  3. o girassol
  4. a quinoa
  5. e o amaranto.

Trazendo Saciedade

Alguns nutrientes podem nos dar sensação de saciedade por mais tempo. Essas cinco sementes possuem vários nutrientes que acabam agindo em várias frentes. Todas elas são muito ricas em fibras, algumas como a quinoa e o amaranto possuem alto teor de proteínas. As fibras são bastante difíceis de digerir, ou seja, o organismo passa mais tempo para digeri-las do que por exemplo, o arroz que você comeu, ou um pedaço de pão (carboidratos simples, os brancos, são os mais rápidos).

Sementes que saciam 

A proteína também tem digestão mais lenta, e alimentos que possuem grandes quantidades de fibras, proteínas e óleo leve e não saturado (como o girassol) terão digestão mais lenta, trazendo saciedade por mais tempo.

A linhaça, a quinoa e a chia, além disso conseguem regular a insulina ou retardar a absorção de açúcar. A insulina controla a taxa de açúcar no sangue, e quando ela está desregulada, ela diminui essa taxa muito rapidamente, e quando a taxa de açúcar no sangue baixa muito, o organismo pede comida através da fome.

Retardar a absorção de açúcar pelo organismo também faz com que essa taxa de açúcar no sangue se mantenha por mais tempo. Quando a açúcar é absorvida de uma vez, a taxa aumenta muito e a insulina age, abaixando a taxa demais e levando à fome. Quando o açúcar é absorvido lentamente, esse fluxo se mantém sempre em um nível mediano, e o organismo se sente satisfeito e tranquilo por mais tempo.

Queimando Gordura

A saciedade já ajuda na queima de gordura porque obriga o organismo a usar seus estoques de energia (como é o natural) ao invés de ficar sempre usando a energia nova e recém digerida de uma dieta em que se come muito. Essas sementes também possuem o bom colesterol, que combate o mau colesterol e que são gorduras que o corpo prefere usar no lugar das gorduras saturadas. Isso faz com que as últimas não sejam utilizadas e absorvidas, e sim sejam eliminadas.

A linhaça e a chia também possuem ação anti-inflamatória, o que impede doenças, mas também o aumento das células de gordura e de sua capacidade de estocar mais gordura, o que leva a um menor acúmulo. Isso também ajuda o corpo a queimar mais a gordura ao invés de estoca-la.

>