O que é Spam?

Spams são considerados pragas do mundo eletrônico

Artigo publicado por Maria nas categorias: Internet, Tecnologia

Quem navega na internet já leu ou ouviu falar em Spam mas afinal, o que é spam? Este é o termo usado para descrever aquelas mensagens eletrônicas, que chegam ao e-mail e são indesejáveis. Quando o assunto é extremamente comercial se usa a sigla UCE (Unsolicited Commercial E-mail). O spam é o lado ruim da internet.

Um exemplo é quando chega um e-mail de um destinatário do qual você nunca ouviu falar mandando fotos, vídeos, noticias, e os mais usados são para promoções e vendas de produtos e serviços. A polêmica envolvendo os spams é que além de indesejável, em sua maioria contêm vírus, e alguns servem para roubar informações como dados bancários.

Quem envia essas mensagens recebe o nome de “spammer”. Na maioria dos casos, eles conseguem o endereço eletrônico através de programas que rastreiam endereços com @. Não à toa são chamadas de pragas cibernéticas, pois quando tem vírus em seu conteúdo podem causar sérios prejuízos.

Anti spam

A maioria dos e-mails já trabalha com ferramentas de configuração que servem para denunciar spam, que fará com que o e-mail de determinado spammer seja bloqueado e não chegue à sua caixa, é uma maneira de ter como remover spam. Outra ferramenta é a pasta spam também conhecida como pasta de lixo ou trash. Quando o e-mail identifica uma suspeita de spam a mensagem é jogada nesta pasta.

Spam

Para ajudar no bloqueio de spam, o firewall faz uma grande diferença. No sistema operacional do computador, selecione as opções e configure o firewall, quanto maior a proteção, mais spam ele evitará chegar na sua caixa de entrada. Alguns programas ajudam a bloquear spam, são programas anti-spam como Agnitum Spam Terrier,  Spam Nullifier, Mozilla Thunderbird. Programas de antivírus ajudam a combater spam, as pragas que tentam infectar o computador.

 Dicas para evitar spam:

  • Outra dica para evitar os spam é nunca responder, se fizer isso, ele confirmará a sua existência e você pode não ter mais paz.
  • Cuidado nos locais onde cadastra o seu e-mail, evite divulgar em fóruns ou grupos de conversas.
  • Nunca clique em links ou faça download informados no spam.
  • Quando chegam mensagens do tipo “estamos enviando seu boleto” ou e-mail pedindo informações bancárias, provavelmente são spywares que funcionam exatamente para roubar senhas e dados.

Para mais dicas, assista a este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=v2fhA2cNAc0

>