Suplementos Alimentares

Uso de suplementos deve ser feito com acompanhamento médico

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

Os suplementos alimentares são indicados para pessoas saudáveis, que estejam com alguma carência de nutrientes, ou pessoas que buscam perder peso ou ganhar massa muscular. Os suplementos podem ser confundidos com anabolizantes, porém este é um esteroide que deve ser usado com indicação médica para casos específicos. Os suplementos alimentares trazem benefícios para saúde quando bem utilizados. Por isso é preciso saber bem para que servem cada um deles.

O que são suplementos alimentares?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), caracteriza suplementos vitamínicos ou minerais como alimentos que ajudam a complementar a dieta diária de uma pessoa saudável. Precisam conter no mínimo 25% e no máximo 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR). Eles podem prevenir e tratar doenças (no fígado e nos rins, por exemplo) e suprir a falta de apetite, restrições na dieta ou alimentação inadequada decorrente de estresse, correria ou maus hábitos. Os suplementos também são indicados para praticantes de atividades físicas e atletas, como aditivo para melhorar o desempenho e encurtar o tempo de recuperação muscular.

Suplementos Alimentares

Suplementos alimentares para musculação

A busca pelo corpo perfeito é cada vez mais comum entre homens e mulheres, além da prática de exercícios físicos, é preciso ter uma dieta balanceada. Os suplementos alimentares são muito procurados por aqueles que realizam a prática de exercícios como a musculação, usados para potencializar os resultados dos treinos. Entre os suplementos alimentares para ganhar massa muscular mais conhecidos estão Whey Protein; Creatina; Multivitaminicos; NO2, Óxido Nítrico; Hipercalóricos; Glutamina; ZMA; BCAAs; Packs/Paks/Etc

Principais Tipos de Suplementos Alimentares

Os suplementos são vendidos principalmente em cápsulas, pó, pastilhas, líquidos, granulados e tabletes, entre outros formatos. Entre os tipos estão os suplementos alimentares naturais; suplementos alimentares importados; suplementos alimentares para emagrecer; suplementos alimentares para engordar.

Os suplementos naturais são feitos para auxiliar no emagrecimento ou quando há falta de algum elemento no organismo. Muitos suplementos são importados, principalmente os utilizados para criar massa muscular, este podem ser entendidos também como suplementos para ganhar peso, engordar. O suplemento pode ser caseiro quando possui uma formulação 100% natural.

Riscos para a Saúde

Chegam todo dia ao mercado novos suplementos prometendo diversas ações, por isso é preciso ter cuidado. Eles não devem ser consumidos sem a orientação médica, e nenhum suplemento substitui uma refeição. Eles devem ser usados aliados a uma boa alimentação e a prática saudável de exercícios físicos, do contrário fazem mal à saúde.

Por exemplo, quem faz uso suplementos a base de aminoácidos e proteínas precisa estar com os rins e o fígado trabalhando em perfeitas condições, do contrário poderá ter problema nestes órgãos. Outro motivo do acompanhamento médico é que muitas vezes alguns órgãos não reagem bem á ingestão dos suplementos. Os diabéticos precisam ser bem orientados com suplementos ligados a carboidratos.

Para mais dicas sobre suplementos, assista ao vídeo abaixo:

>