Cabelos Ressecados: Como Tratar

Aprenda como cuidar de Cabelos Ressecados.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Beleza, Bem-Estar

Os cabelos ressecados deixam muitas mulheres desesperadas por tratamentos que melhorem o estado de suas mechas. Afinal, os cabelos ressecados são aqueles que não possuem óleo natural e por isso perdem o brilho e a maciez do cabelo. Para conseguir cabelos sedosos e macios, é preciso saber primeiro as causas do seu cabelo estar assim.

Causas para Cabelos Ressecados

Seus cabelos podem estar ressecados por vários motivos. Primeiro temos a genética. Um cabelo naturalmente seco precisa de hidratação contínua e massagens no couro cabeludo para aumentar a produção de óleo. A falta de cuidado contínuo pode levar os cabelos a ressecarem e quebrarem. Mas, muitas vezes não é a genética que é culpada. Outras causas do ressecamento dos cabelos são banhos excessivos, principalmente com água muito quente; ar seco; deficiência de nutrientes na dieta, hipoparatireoidismo e hipotireoidismo.

Como tratar cabelos ressecados

Mas, a causa mais comum, são as técnicas de clareamento, relaxamento e escova progressiva nos cabelos, além de tintura e uso de aparelhos à base de calor com muita frequência. Como a maioria das técnicas de beleza para cabelo causam a perda do brilho natural do cabelo, é importante manter o cuidado para não deixar os cabelos danificados, mas nem todo mundo segue esses cuidados.

Tratamentos

As pessoas que não possuem cabelos gravemente ressecados e que não fazem relaxamentos e escovas progressivas devem fazer uma hidratação semanal no cabelo, usar shampoos de pH ácido a neutro e condicionadores para cabelos ressecados. Quem usa muito secador e chapinha deve usar protetores no cabelo antes de usar o aparelho.

Quem tem o cabelo muito danificado, precisa fazer uma cauterização nos fios para reconstruir as proteínas e a estrutura dos fios. A cauterização pode ser feita uma vez por mês para cabelos muito danificados, é melhor consultar um profissional antes.

As hidratações semanais são essenciais para qualquer tipo de cabelo ressecado e pode ser feita com receitas caseiras. Uma boa recomendação é a máscara de iogurte natural (um copo) com abacate (metade). Lave os cabelos com um shampoo para cabelos ressecados, divida o cabelo em mechas grossas e passe a mistura de abacate com iogurte. Deixe a máscara agir por sessenta minutos e depois enxague.

>