Shar Pei

Saiba tudo sobre a raça, origem, características, curiosidades e muito mais

Artigo publicado por Maria nas categorias: Animais, Variedades

Esse é o tipo de raça de cão que todos já viram mas poucos conhecem. A raça Shar Pei possui diversas particularidades interessantes. Se você está pensando em criar um cachorro Shar Pei, fique atento às nossas dicas.

Características

As características do Shar Pei que mais se destacam são a pelagem e as rugas no corpo. Seus pelos são curtos, macios e nunca devem ser cortados. Existem as mais variadas cores dessa raça com exceção do branco. Quanto às rugas, elas são comuns em todos os cães da raça independente de idade e peso.

Origem

A sua origem é um pouco incerta. Alguns registros datam de artes feitas com a imagem do cão no ano de 205 A.C. aproximadamente, na China. Eles foram cães chineses de combate usados para caçar javali e guardar rebanhos. Durante a Revolução comunista, essa raça foi proibida no país quase chegando a uma extinção, até que foi levada aos Estados Unidos, onde se popularizou.

Temperamento do Shar Pei

shar pei champagne joselito

O temperamento do Shar Pei é bem tranquilo e de lealdade ao dono. Eles não se dão muito bem com cães de outras raças, mas conseguem conviver tranquilamente com diversos irmãos da mesma raça. São muito geniosos e dessa forma, difíceis de se treinar.

Preço de um Filhote de Shar Pei

A venda de Shar Pei é feita livremente e bem comum no Brasil. Essa é uma raça que ultimamente vem sendo muito procurada. O preço do filhote de Shar Pei varia por volta de 1500 reais dependendo de sexo e idade. Se você procura por doação de Shar Pei, pode se cadastrar em alguma instituição de cuidado a animais que realize esse tipo de procedimento.

shar-pei

Shar Pei é Indicado para Famílias com Crianças?

Existem Shar Peis dóceis, porém, a maioria do cães desta raça são agressivos, ciumentos e respondem somente ao dono. Outros membro da família podem conviver normalmente com o cachorro contanto que não o irritem.

Problemas da Raça

Essa raça não é muito problemática quando à saúde, mas apresenta muitas alergias, principalmente de pele. Uma simples coleira anti pulgas pode causar algum tipo de alergia em seu Shar Pei, mas todas são facilmente tratadas. Então evitando talcos, perfumes ou as coleiras já citadas, seu cachorrinho também ficará longe das alergias que afrontam a raça. Um outro cuidado é com o sol, não o deixe exposto ao sol por muito tempo pois também pode causar algum tipo de alergia.

  • ana clara disse:

    eu tenho um sharpei ele se chama tody

  • luciana disse:

    estou comesando agora,gostaria de receber mais informaçoes sobre esta raça,tenho um mahinho com dois messes.quero montar um criadouro, sou aposentada sou apaixonada por cachorro,fique conhecendo esta raça e já compre o tufao,é lindo.
    agora quero construir um criadouro.se ponde min ajudar agradeso.
    luciana. espero contado

  • Andressa disse:

    Muito fraca esta informação. Parece que é muito simples ter um cachorro, ainda mais um shar pei que se deve ter MUITO cuidado com a pele, pois enfrenta vários problemas e os tratamentos são caros. Então, é bom estar bem avisado para depois não deixar de dar a assistência devida para o animal.

  • >